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Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)

A Universidade do Porto (UPORTO) é a segunda maior de Portugal e uma das instituições de ensino e pesquisa mais prestigiadas do país: 30.000 estudantes (cerca de 6.000 de países estrangeiros), 2.400 docentes (89% dos doutorados) 1.600 funcionários não docentes. O alto nível de qualificação do corpo docente, combinado com a avançada tecnologia e equipamentos de laboratório, bem como as estreitas conexões com o mundo dos negócios, garantem uma formação de elevada qualidade, que é totalmente reconhecida pelo mercado de trabalho.

A Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação é uma das 14 faculdades da UPORTO. A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto iniciou a sua atividade em 1980 e orgulha-se de ser atualmente uma referência na formação e investigação nos domínios da Psicologia e das Ciências da Educação, tendo contribuído para a formação de profissionais de excelência inseridos no tecido social em áreas como a educação, a justiça, a saúde, a administração pública, as empresas e a animação sócio cultural, entre outros.

Afirmando-se como uma instituição na vanguarda da investigação, com um contributo nacional e internacionalmente reconhecido, a FPCEUP acolhe dois centros de investigação financiados pela FCT e diversas estruturas (laboratórios e observatórios) que criam as condições para o desenvolvimento da investigação em diversos âmbitos, favorecendo desde cedo o contacto dos estudantes com as atividades aí desenvolvidas.

Alinhada com a missão da Universidade do Porto, a vertente internacionalização é um eixo prioritário do desenvolvimento da FPCEUP demonstrado através do crescente número de projetos e protocolos com entidades estrangeiras, do aumento do fluxo estudantil e do intercâmbio de docentes, investigadores e técnicos, no âmbito de programas de cooperação e de mobilidade.

Com uma comunidade de cerca de 2000 estudantes nas áreas de formação conferente de grau, a FPCEUP aposta fortemente em programas de educação contínua e de formação ao longo da vida, procurando dar resposta às necessidades de formação profissional, cívica e cultural da sociedade. A inserção na comunidade e o papel que reivindica no âmbito do desenvolvimento social local – eixo de atuação no âmbito da 3ª missão da Universidade do Porto – ilustram-se na oferta de serviços à comunidade, de consulta psicológica, de consultoria, de formação e serviços dedicados à educação e à família. Com 40 anos de atividade completados, em plena fase de maturidade institucional, a FPCEUP projeta-se no futuro como uma escola de referência, empenhada em oferecer um ensino de qualidade e em posicionar-se na vanguarda da investigação nas suas áreas de atuação.


Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE)

O CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto é uma unidade de I&D, financiada pela FCT, que promove o desenvolvimento de investigação de excelência sobre questões-chave do domínio educativo e social, visando contribuir para o avanço do conhecimento em educação e promovendo a inclusão, a justiça social e a cidadania ativa. Fundado em 1988, o CIIE combina excelente capacidade e grande experiência da sua equipa de investigadores/as, tendo, sobretudo nos últimos anos, conseguido alcançar grande sucesso na atração de financiamento externo, em particular da União Europeia. Neste momento, estão em curso 34 projetos de investigação e desenvolvimento financiados. O CIIE organiza-se em nove áreas estratégicas, dispositivos de mobilização científica transversais para que concorrem todos os esforços de investigação: Envolvimento de jovens vulneráveis na educação e formação; Desafios educacionais contemporâneos para migrantes e refugiados; Empoderamento e inclusão através da educação digital artística; Cidadania, comunicação e literacia em saúde e bem-estar; Ensino superior, inovação e diversidade; Educação comunitária, participação e mudança social; Formação, equidade e profissão docente; Avaliação e políticas públicas em educação; e Gestão pedagógica e participação democrática.

A formação avançada de jovens investigadores e profissionais é também um dos grandes eixos de desenvolvimento do Centro. A excelência do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação da FPCEUP, que o CIIE copromove, foi reconhecida em 2012/2013 ao ser distinguido como Programa de Doutoramento FCT (único nesta área na 1ª edição do concurso). O CIIE oferece aos seus doutorandos e mestrandos condições especialmente atrativas de formação avançada e de desenvolvimento de carreira, num ambiente estimulante, colaborativo e internacionalizado. Os estudantes não integrados nas comunidades de práticas de investigação (CoPin), grupos de investigação e formação que se organizam em torno de uma ou mais áreas temáticas de especialização e interesses de investigação.

No mais recente exercício nacional de avaliação de unidades de I&D (2017-2018), o painel de avaliação de Ciências da Educação, internacional e independente, atribuiu Excelente ao CIIE, reconhecendo a qualidade e impacto da sua investigação. O CIIE passa a ser a unidade mais bem classificada (ex-aequo) nesta área científica e o centro, neste painel, que recebe mais financiamento para o período 2020-2023.


Organização dos Estados Ibero-Americanos

 A Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), criada em 1949, é uma organização internacional de caráter intergovernamental para a cooperação entre países da Ibero-América no campo da educação (de qualidade e em condições de igualdade e equidade, ao longo da vida), da ciência, tecnologia e da cultura, no contexto do desenvolvimento integral, democracia e integração regional. Tem sede em Madrid e 23 países membros – Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, República Dominicana, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela. Portugal é país membro da OEI desde 2002, tendo sido criado o seu Escritório em 2017, com início de atividade a 1 de novembro desse ano.

A OEI é a primeira organização multilateral de cooperação intergovernamental a nível ibero-americano e com maior presença e atividade na região, o que é sustentado por uma rede de 18 escritórios nacionais na América Latina e na Europa. A organização tem como línguas oficiais o espanhol e o português.  

São países observadores da OEI, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e o Luxemburgo. A OEI é Observador Associado da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A Organização trabalha em estreita colaboração e articulação com os Ministérios da Educação, da Ciência e da Cultura de toda a Ibero-América, através de programas e projetos desenvolvidos nos âmbitos nacional, sub-regional e regional. A sua atividade é sustentada em parcerias inclusivas, baseadas na partilha de boas práticas e no trabalho em rede, apostando na inovação e no reforço das capacidades institucionais, o que abrange alianças com os setores público, privado e da sociedade civil a nível mundial, regional, nacional e local. A OEI construiu, assim, a maior rede ibero-americana de criação e intercâmbio de conhecimento e uma experiência reconhecida na elaboração e execução de programas e projetos. 

A OEI tem como objetivos contribuir para fortalecer o conhecimento, a compreensão mútua, a integração, a solidariedade e a paz entre os povos ibero-americanos, promovendo o desenvolvimento da educação, da ciência e da cultura como alternativa válida e viável para a construção da paz e da democracia, preparando os seus cidadãos para o exercício responsável e ético da liberdade, da solidariedade e da defesa dos Direitos Humanos, bem como para a vida profissional, favorecendo a inserção laboral. A organização procura, por outro lado, facilitar as relações entre ciência, tecnologia e sociedade, analisando as implicações do desenvolvimento técnico-científico a partir de uma perspetiva social e aumentando a sua avaliação e a compreensão dos seus efeitos por parte de todos os cidadãos. Colabora ainda na disseminação de uma cultura que, sem esquecer as particularidades dos diferentes países, incorpore códigos de modernidade, revalorizando a própria identidade cultural de e na região.

A OEI vincula a sua ação aos Objetivos Ibero-Americanos 2030, que representam, em matéria de educação na região, a confluência entre as Metas Educativas 2021 – lançadas pela OEI em 2008 – e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. O intuito é ter uma agenda educativa própria na Ibero-América alinhada com os compromissos internacionais. 

A OEI contribui em especial para o ODS 4 – “Educação de Qualidade”, mas também para outros ODS que estão transversalmente ligados às ações da organização nas áreas da educação, ciência e cultura. Por exemplo para o ODS 1 – “Erradicar a pobreza”, através de políticas e programas de alfabetização, primeira infância e formação para o emprego; para o ODS 5 – “Igualdade de género”, com ações que visam atingir a igualdade e a superação de todas as formas de discriminação na educação, especialmente através do combate à violência e à discriminação contra meninas e mulheres em contextos vulneráveis, tendo a escola um papel articulador e chave na promoção da igualdade de género; para o ODS 8 – “Trabalho digno e crescimento económico”, especificamente para a meta 8.6., através de diversas ações dirigidas ao mercado de trabalho em sistemas nacionais de qualificações profissionais e análise e estudo das necessidades de emprego do futuro na região com o “Instituto Ibero-americano de Educação e Produtividade” (IIEYP -OEI); para o ODS 10 – “Reduzir as desigualdades”,  especificamente para a meta 10.2., através de políticas educativas como principal ferramenta de coesão social e não discriminação; para o ODS 16 – “Paz, justiça e instituições eficazes”, mais especificamente o objetivo 16.8, contribuindo para o fortalecimento dos sistemas educativos dos países da região ibero-americana e para a sua participação e representatividade a nível regional bem como no sistema das Nações Unidas; ou para o ODS 17 – “Parcerias para o desenvolvimento”, trabalhando para a integração de agendas e a participação em espaços de reflexão política e técnica e a promoção do diálogo e desenvolvimento de alianças estratégicas e acordos de colaboração com outras organizações e instituições (Banco Mundial, UNESCO, OCDE, Aliança do Pacífico etc.) e com organismos das Nações Unidas, como a UNESCO.

A OEI foi nomeada representante regional da América Latina e do Caribe no Comité Diretor do ODS 4 – Educação 2030 da UNESCO e integra ativamente o Global Action Programme on Education for Sustainable Development (GAP). A OEI é certificada pela União Europeia, com a qual tem uma parceria especial traduzida no Programa EuroIberoamérica. 


Centro de Formação Júlio de Resende

O Centro de Formação Júlio Resende (CFJR) é o produto da associação dos agrupamentos e escolas não agrupadas do concelho de Gondomar.

O CFJR encontra-se acreditado como entidade formadora pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) no que respeita à formação de educadores e professores e registado junto da Direção Geral da Administração Escolar (DGAE), no que concerne ao pessoal não docente.

O CFJR é a entidade formadora responsável pelo reconhecimento e validação das iniciativas formativas realizadas pelas escolas associadas e que se enquadrem no Artigo 8.º do Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro.

O CFJR tem assumido o papel de gestor da formação das entidades associadas  procurando conciliar várias vertentes estratégicas: (i) a potencialização dos formadores internos do concelho de forma intra e interentidades; (ii) a procura de respostas externas sempre que tal se demonstre necessário para dar resposta às necessidades expressas pelas entidades associadas, preferencialmente através do estabelecimento de parcerias com entidades externas, do ensino superior ou outras; (iii) a organização de iniciativas formativas sobre temáticas desafiantes e em formatos diversos – workshops, ciclos de conferências, jornadas, seminários.